Investir em TI como carreira tem vantagens em relação a outras tradicionais: é uma das profissões mais bem remuneradas em um curto período, você pode trabalhar de casa em vários casos, seu conhecimento é universal o que significa que você tem mais mobilidade para trabalhar em diferentes lugares do mundo.
Mas com essas vantagens vem a competição que nos obriga a não nos sobressair não apenas em nossas habilidades técnicas, mas, precisamos de algo mais para destacá-lo desde a coroa.
Mas como posso me destacar na multidão?
Investir em sua marca pessoal e habilidades pessoais.
Assim que você entrar, vai perceber que muitos bons profissionais carecem de habilidades sociais, têm problemas para explicar seu ponto de vista, não sabem trabalhar em grupo, timidez e assim por diante.
Investir tempo para alavancar seu nome como desenvolvedor fará com que você se destaque da coroa, porque você constrói credibilidade, ganha confiança, torna-se confiável e cria conexões facilmente. No processo, você alavancará suas habilidades pessoais.
Seu currículo pode colocá-lo em uma entrevista, e então eles vão analisar que tipo de profissional você é, como está seu domínio do idioma (no caso de trabalho no exterior), como você consegue explicar as coisas, o quão confiante você está com as habilidades que você escreva em seu currículo.
Nesse momento eles estão avaliando não só suas habilidades técnicas, mas também que tipo de profissional você é. Uma entrevista ruim e é muito difícil mudar seu ponto de vista sobre você.
Por isso é importante se apropriar de sua marca pessoal, porque você vai definir o resultado disso antes de conhecer alguém. Você assume a propriedade dos resultados da pesquisa sobre seu nome, seus objetivos, realizações e assim por diante.
Isso é especialmente importante se você não tiver nenhuma experiência.
Mas eu não sou empresário, não tenho tempo para isso!
Sim, você precisa! Neste post, vou mostrar uma maneira de, pelo menos, iniciar o processo de formação de sua marca de uma forma rápida, gratuita e simples, criando uma página pessoal na qual você pode prender as pessoas e exibir seu trabalho ao mesmo tempo mostre que você é capaz de jogar com Git e algumas tecnologias básicas da web.
Github pages.
Github é uma ferramenta de controle de versão criada em 2007 e que ganhou muita força da comunidade de código aberto e, até hoje, é a estrutura de controle de versão distribuída mais usada.
Em 2008 passou a oferecer o Github Pages, que basicamente pega um repositório git, integrado ao pipeline contínuo do Github, hospeda como um subdomínio do domínio github.io e cria uma página web a partir do seu código.
Esse pipeline, integração, implantação e hospedagem são transparentes para o usuário final, a única coisa que o usuário precisa é hospedar um projeto e enviar o código para ele.
I don’t recommend you move your whole blog or online store to Github pages because there are limitations to it.
Em primeiro lugar, as páginas dinâmicas que usam linguagens do lado do servidor como PHP, Ruby ou Python não são suportadas. Você pode usar quase qualquer página baseada em Typescript, como Angular e React, e funcionará perfeitamente.
Outra limitação é que todo o conteúdo do repositório não pode exceder 1 GB.
Configurações
A primeira coisa que é necessária para criar sua primeira página da web é um site que é o código do site em si, e é aí que os modelos entram em vigor.
Existem vários modelos HTML gratuitos disponíveis online, sites como html5up, free-CSS ou Templatemo. Você pode apenas baixá-lo e usá-lo, apenas certifique-se de dar os devidos créditos ao criador.
Você também precisa de um editor de texto, recomendo o Visual Studio Code com a extensão Live Server de Ritwick Dey.
Passo a passo
Baixe o modelo que você escolher e descompacte-o. Abra no Visual Studio Code, procure index.html, clique com o botão direito em qualquer lugar e abra o servidor ativo.
Isso abrirá uma nova guia do navegador e mostrará automaticamente na página todas as alterações feitas em seu código.
Identifique as partes da parte do modelo que você deseja alterar e experimente.
Em sua conta Github, crie um novo repositório e nomeie-o com o mesmo nome de sua conta seguido por “.github.io”, é importante que seu nome de repositório deve ser [seu nome de usuário] .github.io, caso contrário, o pipeline GitHub não reconhecerá como páginas do Github e não serão hospedados.
Depois que o repositório for criado, arraste e solte os arquivos do modelo que você editou, se não estiver acostumado a usar o git na linha de comando.
É importante importar a pasta com o arquivo index.html na pasta raiz porque o pipeline irá procurar por isso quando estiver montando e hospedando o site.
Se tudo correr bem, você pode acessar http://[you username].github.io. e sua pagina da web aparecerá.
É isso, está feito.
Agora você pode compartilhar este link em qualquer lugar e terá a certeza de que estará disponível.
Este é um repositório normal, então eu recomendo fortemente atualizar este repositório ao longo do tempo para ter uma aparência melhor e adicionar novos projetos ou uma atualização importante.
Espero que este pequeno tutorial possa inspirá-lo a dar o primeiro passo e criar seu próprio site.